quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO, ETAPA DE CURITIBA.

Conferência Livre de Comunicação acontece em Curitiba na próxima terça-feira.
Etapa preparatória para a conferência estadual debaterá o cenário das comunicações.
Você está satisfeito e satisfeita com a programação da sua TV ? Sabia que as concessões de rádio e TV são públicas e que você poderia participar e opinar sobre o conteúdo que elas veiculam? Acha justo e democrático que a liberdade de expressão seja um direito de oito famílias e que o povo brasileiro tenha como única opção desligar a TV ou trocar de canal ? Quase 60% das verbas publicitárias são destinadas a uma única emissora de televisão! Como ficam as emissoras públicas, educativas e comunitárias ? Você sabia que estão querendo acabar com a liberdade na internet ? E o que tudo isso tem a ver com você ?
A comunicação, assim como a educação, a saúde, a moradia, é um direito humano que deve ser exercido por todos e todas. Historicamente, no entanto, as políticas de comunicação no Brasil têm sido definidas sem a participação democrática da sociedade. Como resultado, temos um cenário de grande concentração dos meios de comunicação e poucos espaços de participação pública nas discussões sobre o setor.
Etapas locais
Antes da etapa nacional, conferências municipais e regionais ocorrerão em todo o Paraná em preparação para a etapa estadual, agendada para 6, 7 e 8 de novembro. As etapas preparatórias têm caráter mobilizador e deliberativo, e podem encaminhar diretrizes para a Conferência Estadual de Comunicação.
Participe da etapa de Curitiba!
Conferência Livre de Curitiba
06/10 – Espaço Cultural dos Bancários (rua Piquiri, 380) - 18h.

MINHA CASA MINHA VIDA, NOVAS REGRAS.

Estados e municípios devem apresentar propostas para o Minha Casa Minha Vida.
Regra vale a partir de 29/09 para municípios de até 50 mil habitantes.
A partir de (29/09), municípios com menos de 50 mil habitantes interessados em participar do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e estados que queiram contemplar cidades deste porte com o programa devem acessar o site do Ministério das Cidades http://www.blogger.com/ e preencher o formulário de propostas. O prazo vai até o dia 28 do próximo mês. Podem ser apresentadas três propostas de projetos, sendo que cada uma, no máximo, com 30 unidades quando a população for de até 20 mil habitantes. Para os que tiverem até 50 mil habitantes, as propostas podem ter até 60 unidades, cada uma. As regras, que constam da Portaria Interministerial 484/09, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira.
Clique aqui para acessar o formulário.
Clique aqui para acessar a Portaria.
Fonte: Ministério das Cidades.

CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO PARANÁ 2010.

Portal da 4ª Conferência Estadual das Cidades, já está ativo.
Já encontra-se disponivel o Portal da 4ª Conferência das Cidades, o site terá como objetivo, orientar e subsidiar a realização das Conferências Municipais e Regional, alem da Conferência Estadual, prevista para abril de 2.010.
Através do endereço http://www.4conferenciadascidades.pr.gov.br, as pessoas interessadas terão acesso a: documentos gerais, minutas de documentos, Regulamentos, Decretos, Calendário das Conferências, e esclarecimento de dúvidas, entre outros.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CONFERENCIA NACIONAL DAS CIDADES

Convocatória da 4a. Conferência Nacional das Cidades
Combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. Esta é a missão do Ministério das Cidades, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro de 2003, contemplando uma antiga reivindicação dos movimentos sociais de luta pela reforma urbana.As cidades brasileiras abrigavam, há menos de um século, 10% da população nacional. Atualmente são 82%. Incharam, num processo de desigualdades. A tarefa de transformar a realidade resultante dessa herança, assegurando o direito à cidade - garantindo que cada moradia receba água tratada, coleta de esgoto e de lixo, que cada habitação tenha em seus arredores: escolas, comércio, praças e acesso ao transporte público - é muito maior do que a capacidade que tem isoladamente cada uma das esferas de governo. E é também maior do que a capacidade que possuem, em conjunto, os governos federal, estadual e municipal. Mas não é maior do que todas as energias da sociedade brasileira que queremos mobilizar, transformando as cidades em ambientes saudáveis e produtivos. Agora, pela quarta vez, nos deparamos com a oportunidade de levar à administração pública a tradução da vontade popular de discutir as cidades. Estamos diante do desafio de garantir a continuidade e o aprimoramento do processo de participação e, mais ainda, a efetiva contribuição da sociedade na formulação das políticas públicas.Os avanços e dificuldades para a efetiva implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - PNDU serão discutidos durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília, com o lema “CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E CONTROLE SOCIAL”. Esta conferência dá prosseguimento a um processo iniciado em 2003, ano em que foi realizada a 1ª Conferência Nacional das Cidades e criado o Conselho das Cidades.
Veja aqui mais informações sobre a 4a. Conferência.O Conselho das Cidades.

ROMARIA DA TERRA NO PARANÁ, 24 EDIÇÃO.

24º Romaria da Terra do Paraná terá Feira da Agricultura Camponesa.
Neste ano, acontece dia 11 de outubro, no município de Marilândia do Sul, região norte do estado do Paraná, a 24ª edição da Romaria da Terra. O evento, que terá como lema ‘Do ventre da terra o puro alimento. Na mesa de todos, o nosso sustento’ pretende chamar a atenção da sociedade para a atual crise dos alimentos.
Para Eber Cristian, secretário executivo da Comissão Pastoral da Terra do Paraná (CPT-PR) a Romaria é um momento de celebração da vida e de partilha de experiências. "As romarias são um momento muito forte e têm quatro características fundamentais: as denúncias, o anúncio de diferentes formas de organização que deram certo, o sabor de esperança existente nas vitórias que o povo unido pode conseguir e a demarcação de uma tarefa por parte da igreja".
Todos os anos, entre 10 e 15 mil pessoas, de todos os cantos do Paraná, participam da Romaria que reúne trabalhadores da roça, gente da cidade, evangélicos, luteranos e católicos, entre outros. "O evento tem se diferenciado por ser ecumênico. Não realizamos missas, mas sim celebrações e benções ecumênicas", pontua Eber.
A programação tem início com a celebração do envio, momento em que os romeiros estão saindo de suas comunidades rumo à Romaria. Na chegada ao local do evento é oferecido um café da manhã com produtos orgânicos e, em seguida, têm início as celebrações de acolhida, apresentações e debates. Neste ano, o foco das discussões será a alimentação saudável. Também faz parte do evento o almoço comunitário e as apresentações culturais.
O almoço é realizado tal qual uma grande partilha. Neste momento, cada participante coloca em comum o alimento que trouxe. "O significado do almoço é baseado na passagem bíblica que fala sobre a divisão e multiplicação dos pães e peixes. Nós entendemos que partilhando o que se têm, nunca faltará. O alimento é sagrado, é vida e, na hora da partilha, você exercita a solidariedade", esclarece Eber.

sábado, 26 de setembro de 2009

PARANÁ SOLIDÁRIO. MAIS 803 MORADIAS POPULARES.

Governador e ministro autorizam construção de casas no GuaritubaA ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta terça-feira (25) pelo governador Roberto Requião e pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. As 803 casas serão destinadas às famílias que vivem em áreas de risco, na beira dos rios Itaqui, Piraquara e Iraí. Além disso, serão feitas melhorias em todo o bairro, como água encanada, coleta de esgoto, luz elétrica, pavimentação e drenagem, para que não ocorram mais alagamentos. O projeto vai receber investimentos de R$ 91,7 milhões, incluídas as contrapartidas dos governos federal e estadual. Este é o maior programa de urbanização de favelas e salvação de mananciais em execução no País.

Confira aqui a matéria completa.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MORADIA DIGNA. CENTRAIS SINDICAIS INTENSIFICAM A LUTA PELA APROVAÇÃO DA PEC DA MORADIA.

Representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Conticom (Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira) e Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo) confirmaram engajamento e apoio total à Campanha Nacional pela Moradia Digna, que pretende mobilizar a sociedade em prol da aprovação da PEC 285/2008 (PEC da Habitação), afim de destinar recursos perenes para a erradicação do déficit habitacional do país.Eles estiveram reunidos em um almoço nesta quarta-feira, 23 de setembro, em São Paulo, a convite de Paulo Safady Simão, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). O encontro teve também as presenças do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, e de representantes da Coordenação Nacional da campanha, além do setor empresarial, MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), CMP (Central de Movimentos Populares), Frente Parlamentar pela Moradia Popular, Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo e Deconcic/Fiesp (Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).As centrais sindicais vão se empenhar na coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que a Campanha pela Moradia Digna está organizando em todo o país. A meta é obter 1 milhão de adesões até outubro. As assinaturas fazem parte da estratégia da campanha para pressionar o Congresso a aprovar a PEC da Habitação, que está sendo apreciada por uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados, em Brasília.O vice-presidente da CUT, José Lopez Feijó, prometeu “entrar de cabeça” na campanha, e aproveitou a oportunidade para ratificar a importância da participação do setor empresarial na luta em prol do emprego formal. É fundamental o compromisso do setor nesse sentido! “Se vamos ter dinheiro público para a moradia, temos de exigir que haja emprego formal”, afirmou. Paulo Simão, da CBIC, aceitou o desafio e disse que a presença do governo nesse pacto será muito importante. “Entre as várias qualidades do programa Minha Casa Minha Vida, a formalidade é sem dúvida uma das mais importantes. Mas isso é só o primeiro passo. Não é uma garantia. Vamos perseguir radicalmente a formalidade total”, concluiu Simão.O secretário nacional de Políticas da CUT, Jacy Afonso, destacou que esse compromisso será de suma importância em relação às obras decorrentes dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014. “Teremos de sentar com o governo para discutir isso”, respondeu Simão.João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical, também compartilhou as falas anteriores e disse apoiar a construção de uma câmara, formada por empresários, governo e trabalhadores para costurar o assunto.Antonio Neto, presidente da CGTB, afirmou que a central entende a Campanha pela Moradia Digna não só como uma oportunidade de selar esse pacto mas também como uma maneira de potencializar outras políticas sociais e promover uma melhor qualidade de vida para o povo brasileiro. “Este é um reparo social que estará se fazendo”, concordou Valdemar de Oliveira, presidente da Conticom-CUT.Bom exemploDemonstrando empenho em colher assinaturas, em setembro o Sintracon-SP, segundo o presidente, Antonio Ramalho, destacou 500 pessoas para correr os canteiros de obras no Estado de São Paulo na tarefa de coletar adesões ao abaixo-assinado. “Se as centrais aderirem à campanha, dá para conseguir muito mais de um milhão de assinaturas”, garantiu Ramalho.
A coordenação da campanha solicitou a todos que divulguem o link www.atblog.com.br/abaixoassinadomoradia/cadastro_form.php , disponível para quem quiser assinar eletronicamente o abaixo-assinado em prol da aprovação da PEC da Habitação. Mais informações podem ser obtidas no site da campanha (www.moradiadigna.org.br), pelo Orkut ou no Twitter (http://twitter.com/moradiadigna).

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CIDADES. CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE A REALIDADE URBANA.

Aberto debate virtual do Fórum Urbano Mundial.
O Fórum Urbano Mundial, maior conferência do mundo sobre as cidades, abre um canal de comunicação com a sociedade. É o Fórum online, que vai dar chance à população de participar dos debates do Fórum Urbano Mundial 5, pela internet. Além disso, os responsáveis pelas melhores contribuições ao fórum virtual serão convidados pela UN-HABITAT a participar do Fórum Urbano Mundial 5, em março do ano que vem, no Rio de Janeiro.
Clique aqui para acessar o fórum online.
A quinta edição do Fórum Urbano Mundial vai trazer ao Rio autoridades de todo o mundo, especialistas urbanos, pensadores e acadêmicos, líderes comunitários e ativistas para ajudar a desenvolver novas políticas para o desenvolvimento de cidades melhores.
O evento, organizado pela UN-HABITAT e pelo Governo do Brasil, terá como tema “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido” e acontecerá de 22 a 26 de março de 2010.
Proposta – O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas para analisar alguns dos problemas mais prementes do mundo de hoje: a rápida urbanização, a pobreza urbana e crise da moradia, o impacto urbano sobre a mudança climática, seu impacto sobre as cidades e como podemos resolver estes e outros inumeráveis problemas no início desta nova era urbana.
Fonte: Ministério das Cidades.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Minha Casa, Minha Vida Rural, conquista mais recursos.

Decreto regulamenta Programa Minha Casa, Minha Vida.
Medida aumenta valor de subsídio para a população de menor renda da área rural
O Decreto nº 6962, publicado nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União, regulamenta o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). A medida formaliza mudanças feitas no programa desde seu lançamento, em março deste ano. A principal adaptação diz respeito ao valor de subsídio concedido à população de menor renda que vive na área rural. De acordo com o decreto, o valor sobe de R$ 10 mil para R$ 15 mil para as famílias com renda anual inferior a R$ 10 mil.
O decreto também inclui a isenção e/ou redução de despesas cartoriais para imóveis novos construídos isoladamente. A mudança se deve à interpretação de alguns cartórios, que entendiam estar isento das despesas cartoriais apenas o registro de empreendimentos coletivos.
Outra novidade é a formalização da inclusão no programa de municípios com menos de 50 mil habitantes. Aos subsídios desse grupo de municípios, será destinado R$ 1 bilhão. O decreto atribui aos ministérios das Cidades e da Fazenda a responsabilidade sobre a parte do PMCMV voltada aos municípios com população inferior a 50 mil habitantes.
Outra mudança que o decreto institui permite que sejam considerados como parte do PMCMV imóveis que tenham “habite-se” ou documentos equivalentes.
Fonte: Ministério das Cidades.

sábado, 19 de setembro de 2009

OCUPAÇÃO DO ARVOREDO REALIZA REUNIÃO.

A Cooperativa Paraná Social realizou na última sexta feira (18/09), reunião com lideranças da comunidade do Arvoredo II, ocupação loclizada no Município de Araucária. Com o objetivo de realizar um planejamento de ações para direção da Associação de Moradores, que buscam algumas conquistas para comunidade, como instalação da rede de energia elétrica e regularização da área. A Paraná Social estará prestando assessoria para direção da Associação.
Ficou definida a realização de uma série de reuniões com autoridades públicas do Estado e da Prefeitura de Araucária, para os próximos dias.
Fotos: Galeria do Blog.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MORADIA POPULAR, ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS SOCIAIS.

A União Por Moradia Popular está divulgando os manuais de orientação técnica para elaboração de Projeto Técnico Social, para empreendimentos de moradia popular.
Baixe aqui as orientações e formulários para a elaboração do Projeto de Trabalho Técnico Social para projetos habitacionais.
PTS - Anexo 1
PTS 2
PTS 3
PTS 4
PTS 5
PTS 6
Fonte: União Nacional Por Moradia Popular.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PRÉ SAL, PARANÁ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA.

“AUDIÊNCIA PÚBLICA PRÉ-SAL,O NOVO MARCO REGULATÓRIO ENQUANTO INSTRUMENTO DE CONTROLE ESTATAL”
a realizar-se às 9 horas, do dia 21 de setembro de 2009 (segunda-feira), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
O objetivo é debater o posicionamento do Paraná em relação ao marco regulatório do pré-sal, que inclui a questão do mar territorial.
Defender a divisão com os estados dos recursos do fundo sócio-ambiental e dos royalties - arrecadação que compensa a produção de minerais e fontes de energias - que serão obtidos com a exploração do pré-sal. A ideia bate de frente com os interesses dos atuais estados produtores – Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo – que defendem a manutenção das regras atuais, onde somente eles recebem royalties pelo petróleo extraído na região.
A audiência discutirá ainda e o que muda no cenário geopolítico com a exploração do pré-sal. Se o Paraná tem chances de receber royalties do pré-sal? E como serão investidos os recursos do pré-sal em saúde,educação e agricultura.
Já confirmaram presença o ministro do Planejamento,Paulo Bernardo, o senador Osmar Dias (PDT) e o vice-líder do governo na Câmara,deputado federal Ricardo Barros(PP).

AUDIÊNCIA PÚBLICA PRÉ-SAL
Data: 21/09/09 – Segunda-feira
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná
Horário: 9 às 12 horas
Praça Nossa Senhora da Salete S/N - Centro Cívico – Curitiba/PR

terça-feira, 15 de setembro de 2009

CATADORES ORGANIZAM ASSOCIAÇÃO PRÓ MORADIA EM CURITIBA

Diretoria Eleita.
A Cooperetativa Paraná Social, com apoio da COHAPAR, com a participação do Instituto Lixo e Cidadania, União Por Moradia Popular do Paraná, Central de Movimentos Populares, Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, fundaram no último sábado (12/09), a Associação Pró Casa do Catador de Curitiba. O ato de fundação aconteceu no Colégio Estadual Xavier da Silva, contou com um grande número de catadores e trabalhadores de renda mínima. Com esta iniciativa o grupo pretende participar diretamente do programa Minha Casa Minha Vida, com a construção de um projeto piloto de 200 casas na cidade de Curitiba.
A Diretoria eleita assumiu o compromisso de colaborar com unificação da luta dos catadores e trabalhadores de renda mínima, na busca de moradias na Grande Curitiba.
Diretoria Eleita:
Presidente: Cristiane Correa Palhano; Vice Dinalva Gomes F. Almeida; Secretária Geral Roselaine Mendes Ferreira; Vice Secretária Marlene Barbosa Teixeira; Tesoureiro Geral Rosemir Neves da Silva e Vice Tesoureira Adriana Moreira da Maia.
A posse da Diretoria e Conselho Fiscal será realizada em 03 de outubro, no Colégio Estadual Xavier da Silva, em conjunto com AÇÃO COOPERAR, atividade de inclusão social do Governo do Paraná, desenvolvido pela COHAPAR. Esta AÇÃO COOPERAR será destinada aos catadores de material reciclável de Curitiba.

sábado, 12 de setembro de 2009

CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL FUNDAM ASSOCIAÇÃO PRÓ MORADIA EM CURITIBA.


Catadores de material reciclável e trabalhadores de renda mínima, fundaram neste sábado (12/09), uma Associação Pró Casa do Catador de Curitiba. A assembléia de fundação foi realizada no auditório do Colégio Estadual Xavier da Silva. A iniciativa contou com apoio da COHAPAR, da Cooperativa Paraná Social, do Instituto Lixo e Cidadania, da União por Moradia Popular do Paraná e CMP. A posse da Diretoria eleita será no dia 03 de outubro, no Colégio Xavier da Silva, em um dia de Ação Cooperar, promovida pelo Governo do Paraná, através da COHAPAR.
Confira as fotos na Galeria.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PRÉ SAL É DO POVO BRASILEIRO.

Lula pede para população participar do debate sobre o pré-sal.
Em pronunciamento à nação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que este dia 7 de setembro significa uma nova independência para o Brasil. O nome desta nova independência, acrescentou, é pré-sal, e seu conteúdo são as gigantescasjazidas de petróleo e gás descobertas nas profundezas do nosso mar. O presidente pediu que a população acompanhe o debate das leis para a exploração do pré-sal, enviadas ao Congresso, para garantir que a maior parte dessa riqueza fique nas mãos dos brasileiros e que seja aplicada em educação, ciência e tecnologia, cultura, defesa do meio ambiente e combate à pobreza. > LEIA MAIS Política 07/09/2009

PARANÁ SOLIDÁRIO.

Requião estuda alternativa para evitar aumento de preços no Trator Solidário.
O governador Roberto Requião divulgou, na Escola de Governo desta terça-feira (8), que pode mudar o fornecedor dos veículos do programa Trator Solidário, devido à pressão da fábrica Case New Holland, que quer aumentar os preços dos tratores. O edital de chamamento, que permite à fabricante participar do programa do Governo do Paraná, encerra no fim deste mês, quando o programa completa dois anos. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, disse que já foram aprovadas as entregas de 4.010 tratores. Confira aqui a matéria completa.
Leia Mais: aenoticias

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MINHA CASA, MINHA VIDA, REGULAMENTADA.

Minha Casa, Minha Vida tem programas urbano e rural regulamentados.
O Programa Minha Casa, Minha Vida obteve a regulamentação dos seus programas Nacional de Habitação Urbana (PNHU) e Nacional de Habitação Rural (PNHR) nesta quarta-feira (02), com a publicação de duas portarias assinadas pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Cidades, Marcio Fortes, no Diário Oficial da União. O Ministério das Cidades investirá R$ 500 milhões em áreas rurais.No PNHU serão atendidas pessoas residentes em áreas urbanas com renda familiar mensal bruta de até R$ 2.790. No PNHR podem se beneficiar trabalhadores rurais com renda bruta familiar anual de até R$ 10 mil (no Grupo 1), até R$ 22 mil (Grupo 2) e até R$ 60 mil (Grupo 3).PNHU - O Programa Nacional de Habitação Urbana destina-se a produção ou aquisição de novas unidades em áreas urbanas, e requalificação de imóveis existentes em áreas consolidadas. São considerados imóveis novos para os fins do PMCMV aqueles cujo "habite-se" tenha sido expedido a partir de 26 de março de 2009 e desde que não tenham sido habitados.PNHR - O Programa Nacional de Habitação Rural beneficia agricultores e trabalhadores rurais, que devem apresentar à Caixa Econômica Federal, às instituições financeiras ou agentes financeiros do Sistema Financeiro da Habitação, comprovação de renda formal ou informal, que permita atestar seu enquadramento nos grupos definidos na portaria.As portarias que regulamentam o PNHU e o PNHR, publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (02), são respectivamente: Nº 325 e Nº 326, de 31 de agosto de 2009.PMCMV – O Programa Minha Casa, Minha Vida foi lançado em março deste ano e instituído pela Lei Federal Nº 11.977, do dia 7 de julho. A meta é construir um milhão de moradias para famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, reduzindo em 16% o déficit habitacional no país, estimado em 6,273 milhões de moradias. O investimento federal total é de R$ 60 bilhões, incluindo recursos do FGTS.
Fonte: Ministério das Cidades.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

TRANSGENICOS CONTINUAM SEM IDENTIFICAÇÃO.

Produtos continuam sem rótulo que identificam presença de transgênicos.
A maioria dos consumidores já verificou, antes de comprar determinado produto no supermercado, informações sobre a quantidade de gorduras trans e outros ingredientes nos rótulos de alimentos. Entretanto, provavelmente até mesmo os consumidores mais atentos dificilmente devem ter visto nas embalagens indicações de que o produto contém OGMs [Organismos Geneticamente Modificados]. Apesar de existir, desde 2003, um Decreto que obriga os alimentos com ingredientes transgênicos informar a condição no rótulo, poucos são os produtos que, de fato, podem ser identificados com o rótulo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

10ª Conferência das Cidades.

Mobilidade Urbana é tema da 10ª Conferência das Cidades.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realiza nestas terça e quarta-feira (1º e 2) a décima edição da Conferência das Cidades, com o tema Mobilidade Urbana. O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, esteve presente na cerimônia de abertura, acompanhado do secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski. .
A temática da Conferência deste ano abrange aspectos relacionados à mobilidade urbana, tais como transporte coletivo, meios alternativos de transporte nas cidades, tarifas dos serviços de transporte coletivo, acessibilidade, mobilidade urbana sustentável e políticas públicas.
Lei Mais: Ministério das Cidades. fotos de Rodrigo Nunes.