sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

INAUGURADO HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL EM PARANAGUÁ.

A Cooperativa Paraná Social assumiu o compromisso de divulgar a inauguração do Hospital Regional do Litoral, que ocorreu no último dia 19, na cidade de Paranaguá. Foi um sucesso, Paranaguá e o litoral do Paraná recebem uma das obras mais importante construídas na região nos últimos anos.

Em conjunto com a equipe da primeira Regional da Secretaria de Estado a Saúde, foram entregues a população de Paranaguá, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Matinhos, mais de 50 mil jornais, trazendo informações sobre o novo hospital.

“Serviço social de grande importância, pois a população deve tomar conhecimento de seus direitos, está obra é uma conquista da população e deve diariamente ser divulgada, para que todos tomem conhecimento e quando precisarem saibam aonde procurar”, afirmou Carlos Henrique de Paula Santos, presidente da Cooperativa Paraná Social.

Com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, do secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, Prefeitos e vereadores da região, deputados e muitas lideranças de movimentos sociais e sindical, o Governador Roberto Requião entregou oficialmente a população do litoral.

O Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, custou R$ 32 milhões ao Tesouro do Estado, vai atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde e será referência para os 260 mil habitantes dos sete municípios da região, além da população flutuante, que na temporada de verão, chega a 2 milhões de pessoas.

O Hospital tem 150 leitos e 20 Unidades de Terapia Intensiva em funcionamento. A capacidade total é de 190 leitos normais e 21 UTIs e pode ser ampliada conforme a necessidade. Anteriormente, na antiga estrutura, eram 88 leitos e nove UTIs. O número de profissionais também foi ampliado. De 300 profissionais de diversas áreas, além de 88 médicos, este número passou para 500 funcionários e 110 médicos. O hospital tem novos e modernos equipamentos, como um aparelho de raios x que mostra a imagem imediatamente no computador; um tomográfo de 16 canaise um novo Sistema de Digitalização de Imagem.

Requião disse que, até muito pouco tempo atrás, o melhor hospital do Paraná era uma ambulância que levava o paciente para o Hospital das Clínicas, em Curitiba. “Nós estamos inaugurando 37 hospitais no Estado. Hospitais magníficos como este e alguns maiores que este. Com isto, a alta complexidade e o atendimento médico ficarão ao lado da casa dos paranaenses. Ninguém mais tem que tomar uma ambulância para ir a Curitiba se tratar”, afirmou.

Segundo o governador, o benefício também será estendido aos hospitais de Curitiba, que viviam superlotados. “Estes novos hospitais acabam com a superlotação. Aqui em Paranaguá, estamos inaugurando um hospital moderno, de alta complexidade e que terá 550 funcionários e médicos, além de equipamentos de Primeiro Mundo”, disse.

O governador lembrou que a necessidade da construção do Hospital Regional do Litoral surgiu com as dificuldades financeiras enfrentadas pela Santa Casa, que teve seu patrimônio penhorado e foi levada a leilão pela Justiça. “Determinei que o Governo do Estado viesse ao leilão e comprasse a área. Compramos a área e inicialmente mandei construir um barracão, que foi transformado em pronto-socorro, para que o atendimento à população não fosse interrompido. Projetamos e iniciamos a construção do hospital, sem que os serviços fossem paralisados. A Santa Casa desapareceu e surgiu o Hospital Regional, que está sendo progressivamente ocupado”, afirmou.

A solenidade de inauguração teve a presença ainda dos secretários Forte Neto (Desenvolvimento Urbano), Milton Buabssi (Relações com a Comunidade), Julio César de Araújo Filho (Obras Públicas), Luis Mussi (Especial), Carlos Moreira (Gabinete), coronel Washington Rosa (Casa Militar), Vera Mussi (Cultura), Yvelize Arco-Verde (Educação), da presidente do Museu Oscar Niemeyer, Maristela Requião, do prefeito José Baka Filho, dos deputados Luiz Cláudio Romanelli, Rodrigo Rocha Loures, Bete Pavin, Edson Strapasson, Ney Leprevost, Alexandre Curi, da presidente do Provopar, Lucia Arruda, do superitendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Daniel Oliveira de Souza, do diretor geral do Hospital Regional, Carlos Eduardo Marcondes Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário