
“O projeto de urbanização do Guarituba está no Programa Aceleração do Crescimento (PAC) e nós fizemos licitações para terraplenagem. No entanto, os empreiteiros resolveram forçar o preço cobrando além do que foi orçado e desertaram a licitação. Não podemos, em função dos prazos estabelecidos para o PAC, atrasar o cronograma das obras”, disse Requião. Diante da falta de interesse das empresas pela obra, o Governo do Estado do Paraná decidiu assumir o serviço por meio do DER.
“A Cohapar vai agora fazer o pregão eletrônico para alugar alguns caminhões, pois o volume de terra, equivalente a 7 mil caminhões, é muito grande e nós, com nossos caminhões, não temos condições de executar todo o aterro”, informou o secretário de Transportes, Rogério Tizzot. O DER entrará também com as patrulhas rodoviárias para fazer a retirada e o espalhamento da terra.
Rafael Greca, presidente da Cohapar, informou que o cronograma do PAC será cumprido, sem prejudicar o trabalho do DER nas estradas do Paraná. “Nós precisaremos apenas de duas patrulhas rodoviárias e alugaremos o restante do maquinário, fora do parque público, de maneira a construir uma solução de engenharia de alta eficiência, capaz de fazer no tempo previsto a preparação do terreno para a construção do bairro do Guarituba”, explicou .
O trabalho será feito em 66 dias, para atender aos prazos da obra. “Hoje demos um passo importante nas definições para o início da terraplenagem no Guarituba”, comentou o superintendente da Região Leste, do DER, Ricardo Barros.
TERRAPLENAGEM - Esta etapa do projeto será realizada em duas áreas (22,8 e 7,1 hectares), onde serão construídas as 803 casas das famílias que hoje moram em áreas de risco. Para a realização do trabalho serão necessários 100 mil metros cúbicos de terra – volume igual 7 mil caminhões de médio porte, que vão ser espalhados em camadas e, depois, compactados para elevar o terreno. Isto vai evitar a inundação nas 37 quadras de lotes.
No local já foram concluídas as obras de drenagem das duas áreas com a abertura de valas. Este procedimento foi feito para secagem dos terrenos de solos de turfa, que afundam como areia movediça. Para secar a turfa, a drenagem rebaixou o lençol freático dois a três metros, permitindo receber obras para formação de ruas, galerias e fundação das moradias.
Para executar o trabalho de aterro, o DER vai dispor de duas patrulhas rodoviárias, com dez caminhões, tratores de esteira, pás carregadeiras, motos niveladoras, rolos compactadores e pessoal. Também serão contratados, por meio de pregão, mais 12 caminhões, com capacidade de 12 metros cúbicos cada um.
O prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, reafirmou que a parceria vai agilizar a execução das obras além de resultar na diminuição de custos. “A prefeitura vai entrar com a fiscalização e com as áreas de onde será retirado o material. As contrapartidas do município estão em fase de finalização e agora estão entrando as obras de contrapartida do Estado e posteriormente as do PAC propriamente ditas”, salientou Gabriel Samaha.
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