segunda-feira, 16 de março de 2009

Requião entrega sede do Batalhão da “Patrulha Escolar” em Curitiba

“É um presente do Governo do Estado para a cidade de Curitiba”. A afirmação foi feita pelo governador Roberto Requião, neste domingo (15), durante a inauguração a sede do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e do Programa de Resistência às Drogas (Proerd) que, a partir de agora, passam a operar no Edifício Belvedère, na Praça João Cândido, no Centro Histórico, em Curitiba.

O histórico Edifício Belvedère foi totalmente reformado pelo Governo do Estado, para ser a sede da Patrulha e também abriga um Posto Policial – que terá 16 câmeras de segurança – e um Posto de Informações Turísticas. “O investimento foi grande e será maior ainda porque nós vamos aumentar o número de câmeras existentes, que serão centralizadas no monitoramento feito aqui no Belvedére”, explicou o governador.

O prédio, que ficou ocioso por muito tempo, foi devolvido ao governo do Estado. “Era um local que estava abandonado e que, em outro tempo, já abrigou um observatório meteorológico, a Liga Feminina, a Tropa dos Escoteiros, a Rádio PRB-2, a segunda rádio que foi ao ar no Brasil, e hoje se transforma em sede da Patrulha Escolar Comunitária, do Proerd e abriga um posto policial e um posto de informações turísticas. Tudo isso resgata a segurança do Alto são Francisco”, disse Requião.

O vice-governador Orlando Pessuti ressaltou que a obra tem um significado especial para o governo, para Curitiba e para o Estado. “A determinação do governador fez com que este ponto se transformasse num ponto de segurança pública, já que aqui vai funcionar um posto da Polícia Militar 24 horas”. Na opinião de Pessuti, é uma obra que vem para contribuir com a cultura, a história, o turismo e a segurança do Paraná.

Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, a essência da recuperação e instalação dos projetos Patrulha Escolar e Poerd no local é a interação com a população. “O espírito dos projetos é de fato a convivência com a comunidade, e aqui ela está representada praticamente na sua totalidade com a Feira do Largo, já tradicional, além dos moradores e frequentadores do local”, explicou.

A região tem atualmente três câmeras, do Governo do Estado, instaladas na estrutura externa do Belvedère, para fazer o monitoramento da área, e mais duas internas. “O principal objetivo da instalação das câmeras é dar atendimento e policiamento a região do Centro Histórico. Além disso, também é importante o atendimento aos visitantes, já que se trata de uma região turística”, ressaltou Delazari.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira, afirmou que a nova sede vai facilitar, ao Batalhão da Patrulha, os planejamentos e a execução das ações que envolvem a segurança nas escolas. “É a primeira sede que ela recebe. Os outros locais eram provisórios. Agora, toda estrutura fica ligada ao comandante e o processo de crescimento e transformação dos ambientes escolares vai ser ainda maior”, destacou.

Também participaram do evento a secretária da Cultura, Vera Haj Mussi Augusto; o secretário de Obras Públicas, Júlio de Araújo Filho; o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Washinton Rosa; a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde; o secretário do Turismo, Celso de Souza Caron; o comandante do Policiamento da Capital, Jorge Costa Filho; o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues; o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, major Antônio Carlos do Carmo, além de outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário