terça-feira, 29 de setembro de 2009

ROMARIA DA TERRA NO PARANÁ, 24 EDIÇÃO.

24º Romaria da Terra do Paraná terá Feira da Agricultura Camponesa.
Neste ano, acontece dia 11 de outubro, no município de Marilândia do Sul, região norte do estado do Paraná, a 24ª edição da Romaria da Terra. O evento, que terá como lema ‘Do ventre da terra o puro alimento. Na mesa de todos, o nosso sustento’ pretende chamar a atenção da sociedade para a atual crise dos alimentos.
Para Eber Cristian, secretário executivo da Comissão Pastoral da Terra do Paraná (CPT-PR) a Romaria é um momento de celebração da vida e de partilha de experiências. "As romarias são um momento muito forte e têm quatro características fundamentais: as denúncias, o anúncio de diferentes formas de organização que deram certo, o sabor de esperança existente nas vitórias que o povo unido pode conseguir e a demarcação de uma tarefa por parte da igreja".
Todos os anos, entre 10 e 15 mil pessoas, de todos os cantos do Paraná, participam da Romaria que reúne trabalhadores da roça, gente da cidade, evangélicos, luteranos e católicos, entre outros. "O evento tem se diferenciado por ser ecumênico. Não realizamos missas, mas sim celebrações e benções ecumênicas", pontua Eber.
A programação tem início com a celebração do envio, momento em que os romeiros estão saindo de suas comunidades rumo à Romaria. Na chegada ao local do evento é oferecido um café da manhã com produtos orgânicos e, em seguida, têm início as celebrações de acolhida, apresentações e debates. Neste ano, o foco das discussões será a alimentação saudável. Também faz parte do evento o almoço comunitário e as apresentações culturais.
O almoço é realizado tal qual uma grande partilha. Neste momento, cada participante coloca em comum o alimento que trouxe. "O significado do almoço é baseado na passagem bíblica que fala sobre a divisão e multiplicação dos pães e peixes. Nós entendemos que partilhando o que se têm, nunca faltará. O alimento é sagrado, é vida e, na hora da partilha, você exercita a solidariedade", esclarece Eber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário