segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

MORADIA POPULAR NO PARANÁ. CONQUISTAS EM 2009.


MORADIA POPULAR NO PARANÁ COM GRANDES AVANÇOS EM 2009.
A União por Moradia Popular do Paraná cumpriu o seu papel na luta pela moradia em 2009, este presente em todos os momentos que ocorreu debate ou manifestação sobre moradia popular no Estado. No seu histórico conta com a conquista do direito a moradia para milhares de trabalhadores em todo Paraná, no reconhecimento pela Caixa Econômica Federal de todos os desmandos cometidos no governo Collor, no processo de construção de moradias através dos programas PAIH, PEP, PROHAP e outros.
Em 2009 a UMP conquistou (1) acento no Conselho Nacional das Cidades; destacou-se na fundação do Fórum Popular Minha Casa Minha Vida; na unificação da luta dos catadores por moradias, que criou a Associação Pró Casa do Catadores; esteve presente nas ações governamentais em apoio aos catadores da Vila Icaraí; realizou diversas manifestações públicas em busca de moradia e cidadania.
Realizou seu VI Encontro, que elegeu atual diretoria e definiu seu planejamento de ações para 2010; esteve presente em todas as atividades da União Nacional por Moradia Popular, ocupou prédios públicos; organizou os trabalhadores em ocupações de áreas ociosas, como no caso da ocupação da Fazendinha.
A UMP fecha o ano com mais conquistas (2), como a assinatura do Presidente Lula, para liberação de recursos para aquisições de imóveis do INSS, em todo o Brasil e no centro de Curitiba, para adaptar para moradias de trabalhadores de renda mínima, conquistou ainda (3), através de sua luta e articulação nacional, imóveis da União (Rede Ferroviária) em São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Prudentópolis, Apucarana e Tibagi, para construção de moradias.
Recebeu sinal verde do prefeito Beto Richa, para viabilizar projeto na Vila Guaira, área denominada pelos trabalhadores de FERROVILA, pertencente a COHAB, que deverá ser conquista para os catadores de material reciclável em 2010.
Recebeu apoio da COHAPAR, da SEDU, para produção de projetos; criou parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB - Paraná; viabilizou apoios de diversas prefeituras do Estado. Mantendo sempre sua independência programática e princípios.
“Vitória da unidade, organização e desejo em transformar espaços ociosos em moradias aos trabalhadores e trabalhadoras”. Afirmou Maria das Graças, Coordenadora Geral da UMP, em recente programa de radio – FM comunitária 98.3. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário