quinta-feira, 11 de março de 2010

CIDADES SERÃO PESQUISADAS


Estudo investiga cidades brasileiras para verificar condições de urbanização. Para dizer como estão as condições de urbanização das cidades brasileiras e, assim, subsidiar a construção de uma política nacional de desenvolvimento urbano está sendo elaborado um amplo estudo que pretende apontar caminhos para a formulação de um sistema de desenvolvimento urbano no país. Além disso, a pesquisa buscará servir como referência para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. 
O Relatório do Estado das Cidades no Brasil, ou simplesmente Relatório das Cidades, envolve um conjunto de entes da federação e pretende dar conta da diversidade e da heterogeneidade dos municípios brasileiros. O projeto busca conhecer as condições de urbanização das cidades e servir como uma referência para serem pensadas políticas que dêem conta de melhorá-las, de forma a promover um modelo de desenvolvimento sustentável, includente e democrático. 
Com esse objetivo será desenvolvida uma plataforma de dados quantitativos, a partir de informações já disponíveis que usualmente são lidas setorialmente – as de desenvolvimento lidas por economistas, as de financiamento público por gestores de finanças públicas, as de gestão pública por cientistas sociais e gestores e a de condições de urbanização por urbanistas. Estas áreas do conhecimento serão agrupadas, relacionadas e discutidas ao longo do projeto. 
A tarefa ambiciosa tem uma arquitetura complexa e, desde abril de 2009, passa por uma série de etapas até sua conclusão, em novembro deste ano, quando será publicada a versão final do relatório. 
O trabalho começou com a definição de sete grupos de análise, que buscaram dar conta da diversidade das cidades do país. Esses grupos foram estabelecidos com base em três trabalhos de referência principais: uma tipologia das cidades brasileiras, elaborada pela Universidade Federal de Pernambuco; uma classificação territorial do Estudo da Dimensão Territorial para Planejamento, que subdividiu o Brasil em nove regiões, muito próxima à metodologia do Cedeplar (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais); e o Regic (Região de Influência das Cidades, desenvolvido pelo IBGE), que classifica os municípios brasileiros em relação ao nível de influência dos demais. 
A metodologia foi desenvolvida nos meses seguintes, envolvendo uma rede de instituições e especialistas que compõe o Relatório, até que ela fosse definida, novamente em uma oficina de especialistas, em novembro do ano passado, quando foram publicadas 12 notas metodológicas (papers), cada uma escrita por um especialista, com temas específicos, entre os quais a forma de trabalhar com indicadores de gestão pública, a integração transversal de indicadores e como usar a metodologia do PIB municipal. 
Todo o projeto foi articulado em torno da questão central à qual tenta responder, tendo como preocupação, em última instância, as condições de urbanização: 
Leia Mais: www.polis.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário