domingo, 14 de março de 2010

PARANÁ SEDIA ENCONTRO LATINO AMERICANO DE SANEAMENTO

Países da América Latina discutem problemas de saneamento. Participantes vão assinar “Declaração de Foz do Iguaçu”, estabelecendo metas de desenvolvimento na área. Propor alternativas que melhorem a qualidade de vida da população da América latina no combate à pobreza, na prestação dos serviços de saneamento básico e na gestão dos recursos naturais são alguns dos objetivos da 2ª Conferência Latino-americana de Saneamento, Latinosan 2010. A partir deste domingo (14), o evento vai reunir ministros, secretários de estado e personalidades da área científica de países da América do Sul e Central, África e Ásia. Confirmaram presença representantes de Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Panamá, Nicarágua, Guiana, Peru, Honduras, Colômbia, Jamaica, Peru e México. A Latinosan será em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 14 a 18 de março.
Durante a Conferência serão apresentados divulgados os déficits de cobertura em água e esgoto nos países participantes. Os números serão analisados nos painéis, reuniões plenárias, seminários e mesas redondas. O evento terá a presença do Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, do Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, do Diretor Geral de Água Potável e Esgoto do Ministério de Meio Ambiente e Água da Bolívia, Reynaldo Villalba, do Secretário do Ministério da Saúde da Jamaica, André Franklin, do Chefe da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Frederico Basane e do Diretor Nacional de Água e Saneamento do Uruguai, Mateo Júri.
Segundo o coordenador do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Brasil, Sérgio Gonçalves, trata-se de "um evento que visa promover o compromisso e a articulação entre os países participantes, sobre as questões de saneamento e meio ambiente". As atividades começam na manhã do dia 15 de março, com o painel “Universalização do Saneamento: avanços e desafios”, com a participação da vice-presidente para América Latina do Banco Mundial (EUA), Pamela Cox.
Ao final da Conferência será assinada a “Declaração de Foz do Iguaçu”. O documento vai estabelecer metas de saneamento básico presentes no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que servirão para acelerar o progresso rumo à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico, em benefício das condições de vida da população.
Serviço
2ª Latinosan – Conferência Latino-Americana de Saneamento
Data: 14 a 18/03/2010
Local: Hotel Rafain Palace - Foz do Iguaçu / Paraná
Fonte Ministério das Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário