sexta-feira, 14 de maio de 2010

DIREITO DE MORAR EM DEBATE EM FÓRUM SOCIAL

Reunião debate diretrizes para Fórum Social do Direito de Morar. O diretor de relações institucionais e comunitárias da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Doático Santos, realizou nesta sexta-feira (30) a primeira reunião de trabalho do comitê organizador do Fórum Social do Direito de Morar, que acontece no dia 29 de maio, em Curitiba. Um dos maiores debates que deve acontecer durante o Fórum é sobre a questão da regularização fundiária. “Temos dados que nos indicam que apenas em Curitiba são 80 mil famílias que não têm o direito de posse dos terrenos onde vivem, o que representa um número estimado de 320 mil pessoas”. 

A Cohapar, de acordo com Doático, vai apoiar a realização do Fórum e poderá ser uma importante parceira nesta questão da regularização fundiária. “A Cohapar já tem os conhecimentos sobre o processo de regularização e esperamos ajudar as famílias que hoje estão em situação irregular”. 

Segundo Doático, a reunião é importante porque define as prioridades que serão apresentadas no Fórum. “Vamos lutar pela ampliação dos programas habitacionais no Paraná, acelerar o programa Minha Casa, Minha Vida e batalhar para acelerar os processos judiciais de regularização de ocupações irregulares”, afirmou. 

“Queremos estimular a base para debater e oferecer soluções e reivindicações para serem apresentadas durante o Fórum. Nossa preocupação também gira em torno das famílias que vivem em áreas irregulares, temos que melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, destacou Doático. 

Para Roland Rutyna, diretor da Cooperativa Paraná Social, o Fórum permite que diferentes entidades discutam os problemas e busquem uma solução coletiva. “Vamos unificar as reivindicações das associações de moradores e discutir no Fórum as melhores maneiras para resolver os problemas”, disse. 

Para Laureni Vicente Ferreira, presidente da Associação de Moradores da Vila Arvoredo II, de Araucária, o Fórum fortalece a democracia por permitir que a população participe do processo de decisão. “No Fórum podemos mostrar o que está ruim na nossa comunidade e ouvir de autoridades o que pode ser feito para melhorar”, afirmou. 

Ela conta que já conseguiu levar água e luz para as famílias que vivem em áreas irregulares. “A Cohapar realizou um evento ‘Ação Cooperar’ no nosso bairro e muitas famílias fizeram a inscrição e hoje têm água encanada e luz elétrica. Nos aproximamos do governo e só ganhamos com isso”. Fonte Chapar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário