Países da América Latina discutem problemas de saneamento. Participantes vão assinar “Declaração de Foz do Iguaçu”, estabelecendo metas de desenvolvimento na área. Propor alternativas que melhorem a qualidade de vida da população da América latina no combate à pobreza, na prestação dos serviços de saneamento básico e na gestão dos recursos naturais são alguns dos objetivos da 2ª Conferência Latino-americana de Saneamento, Latinosan 2010. A partir deste domingo (14), o evento vai reunir ministros, secretários de estado e personalidades da área científica de países da América do Sul e Central, África e Ásia. Confirmaram presença representantes de Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Panamá, Nicarágua, Guiana, Peru, Honduras, Colômbia, Jamaica, Peru e México. A Latinosan será em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 14 a 18 de março.
Durante a Conferência serão apresentados divulgados os déficits de cobertura em água e esgoto nos países participantes. Os números serão analisados nos painéis, reuniões plenárias, seminários e mesas redondas. O evento terá a presença do Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, do Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, do Diretor Geral de Água Potável e Esgoto do Ministério de Meio Ambiente e Água da Bolívia, Reynaldo Villalba, do Secretário do Ministério da Saúde da Jamaica, André Franklin, do Chefe da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Frederico Basane e do Diretor Nacional de Água e Saneamento do Uruguai, Mateo Júri.
Segundo o coordenador do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Brasil, Sérgio Gonçalves, trata-se de "um evento que visa promover o compromisso e a articulação entre os países participantes, sobre as questões de saneamento e meio ambiente". As atividades começam na manhã do dia 15 de março, com o painel “Universalização do Saneamento: avanços e desafios”, com a participação da vice-presidente para América Latina do Banco Mundial (EUA), Pamela Cox.
Ao final da Conferência será assinada a “Declaração de Foz do Iguaçu”. O documento vai estabelecer metas de saneamento básico presentes no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que servirão para acelerar o progresso rumo à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico, em benefício das condições de vida da população.
Serviço
2ª Latinosan – Conferência Latino-Americana de Saneamento
Data: 14 a 18/03/2010
Local: Hotel Rafain Palace - Foz do Iguaçu / Paraná
2ª Latinosan – Conferência Latino-Americana de Saneamento
Data: 14 a 18/03/2010
Local: Hotel Rafain Palace - Foz do Iguaçu / Paraná
Fonte Ministério das Cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário