sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PARANÁ PARTICIPA DO FORUM NACIONAL DE REFORMA URBANA

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Fórum Nacional de Reforma Urbana fará em Recife seu encontro nacional, que acontece a cada dois anos e é um momento de grande atualização da agenda de lutas pelo direito à cidade no Brasil. Este ano, um dos principais assuntos do movimento é uma revisão do ideário da reforma urbana face às novas dinâmicas econômicas que vive o mundo, e a produção de um novo diagnóstico acerca da realidade das cidades brasileiras. A UNMP participa da coordenação do Fórum e seus mais de 30 representantes de diversos estados estarão lá defendendo nossas propostas.
Desde o início do ano, o FNRU vem colocando-se a necessidade de um novo olhar sobre as cidades, a fim de conhecer melhor os novos sujeitos sociais urbanos, onde estão os novos circuitos econômicos que perpassam a realidade das periferias mas não necessariamente são reconhecidos pelos poderes político, econômico e midiático. Outro desafio conceitual é lançar uma nova perspectiva que inclua, na luta pelo direito à cidade, os critérios de etnia e raça, gênero e juventude. As desigualdades sociais já não podem ser vistas apenas pela perspctiva de renda. Elas precisam ser analisadas em todos os seus cortes, e o espaço urbano pede essa revisão, pois é o palco de expressão destas desigualdades através da vida de indivíduos e grupos sociais que têm cara, nome e inserção próprias. O reconhecimento desses critérios é uma forma de aproximar a luta da realidade das ruas.
O Paraná está sendo representado pelos dirigentes da União por Moradia Popular do Paraná, Maria das Graças e Luiz Herlain.
Lei materia completa: http://www.unmp.org.br//

Nenhum comentário:

Postar um comentário