sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MORADIA POPULAR EM DEBATE NO PARANÁ.



I – BREVE HISTÓRICO
A União por Moradia Popular do Paraná, fundada em Curitiba, em 23 de fevereiro de 1997. O Congresso de fundação foi realizado na cidade de Arapongas, no mesmo ano, com presença de mais de 400 delegados de todas as regiões do Paraná. Todos com sentimento e vontade de unificar a luta dos sem teto e mutuários do Sistema Financeiro da Habitação – SFH, especialmente os mutuários dos programas PAIH, PEP e PROHAP, construídos no período Collor de Melo. A UMP teve presença marcante na Coordenação Nacional dos Mutuários e nas negociações nacional com a direção da Caixa Econômica Federal.

Os acordos realizados em todo Estado com a CEF, foi um marco para o seu reconhecimento, uma conquista aos trabalhadores e trabalhadores que realizaram o sonho da Casa Própria. Além da unificação das lutas, esta conquista já justificou a construção da UMP Paraná. Um dos últimos empreendimentos regularizados pela Caixa Econômica Federal, contou com a participação direta da UMP em suas negociações, o Santa Bárbara (500 moradias), localizado na cidade de Ponta Grossa, ocupada por sem teto em 1998.

Em seus 12 anos de história, a UMP já realizou cinco (5) Encontros Estaduais, para eleição de novas diretorias e para o debate de sua política de atuação, o mais recente, realizado em Curitiba, elegeu a atual Direção.

A União realizou milhares de reuniões de sem teto em Curitiba, Região Metropolitana e interior; diversos cursos de formação de lideranças, com parcerias com Prefeituras e Governo do Estado; levantamentos e cadastros de famílias que residem em áreas de risco e sem teto; participou de várias campanhas nacionais pelo direito a moradia; organizou grupos para regularização fundiária. Sempre buscando uma moradia digna e cidadania.

No seu planejamento de atividades, conta com a realização do IV Encontro Estadual, a ser realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2009, na cidade de Curitiba, evento que terá uma grande programação, voltada a qualificação de seus dirigentes e lideranças populares.

Na atual gestão, foi tomada a decisão política de regularizar a entidade junto aos órgãos públicos, como confecção de CNPJ, CNDs, entre outros. Legalidade que anteriormente não era prioridade. No ano do lançamento do maior programa habitacional da história do Brasil, o Programa Minha Casa Minha Vida, a UMP legalizou-se e hoje esta devidamente cadastrada no Ministério das Cidades para construção de moradias em todo o Estado do Paraná.

A UMP desde a sua fundação foi filiada a União Nacional por Moradia Popular, contando inclusive com representantes na sua Coordenação Nacional e representação nos Conselhos Nacional e Estadual das Cidades.

A UMP avança na luta pela cidadania plena através da conquista da moradia para todos os paranaenses.

II - PROGRAMAÇÃO
05/12/09 – sábado
08:00 hs – Recepção e apresentação das delegações
09:00 hs – Abertura Oficial do Encontro
10:00 hs – I APRESENTAÇÃO – “Análise de conjuntura da UNMP / Conselho Nacional das Cidades” – Por: União Nacional por Moradia Popular
11:00 hs – II APRESENTAÇÃO – “Formação e capacitação do movimento no Paraná. Métodos de organização e Agenda de Lutas da UMP” – Por: UMP Paraná
12:30 hs – Pausa para almoço
14:00 hs – II APRESENTAÇÃO – “Programa Minha Casa Minha Vida - entidade” – Por: Caixa Econômica Federal
14:30 hs – Apresentação, debate e definição da política de organização da UMP
19:00 hs – Enceramento
06/12/09 – domingo
09:00 hs – Apresentação da política de organização da UMP Paraná
12:00 hs – ENCERRAMENTO
13:00 hs – Visita à Moradias Sambaqui

Para realização deste evento contamos com apoio da Caixa Econômica Federal, Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano – SEDU, União Nacional Por Moradia Popular – UNMP, Associação Cooperativa Paraná Social e Central de Movimentos Populares CMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário