sexta-feira, 4 de junho de 2010

UMP ocupa área na Fazenda Rio Grande no Paraná


A União Nacional por Moradia Popular (UNMP), presta solidariedade as famílias de sem teto da Fazenda Rio Grande, município da Região Metropolitana de Curitiba. Maria das Graças, da coordenação nacional da UNMP, esteve hoje (4/6), levando a solidariedade da entidade aos sem tetos acampados.
O Município da Fazenda Rio Grande, esta sendo palco de uma grande manifestação popular, por moradia e meio ambiente. Mais de 350 famílias ocuparam na última quinta feira (3/6), aproximadamente 137.000m2 de área privada na Rua Portugal, área urbana do Município. Conforme os organizadores do movimento, a iniciativa tem dois sentidos, viabilizar moradias populares aos sem teto, através do Programa Minha Casa Minha Vida, para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos e impedir a instalação do lixão no Município, que esta sendo organizado para a empresa Estre Ambiental operar.
As famílias acampadas na área estão sendo coordenadas pela União Por Moradia Popular da Fazenda Rio Grande, aguardando entendimento com o Prefeito Municipal e com o proprietário, o qual há mais de 10 anos não recolhe os impostos e tributos da referida área. A palavra de ordem no acampamento é “lixo não, habitação é o que necessitamos”. Segundo Bonette, um dos coordenadores do movimento, “a população da Fazenda que a aplicação de tecnologias inovadoras para o tratamento do lixo, o orgânico deve ser transformado em adubo e o sólido, em renda as famílias de catadores organizados em cooperativas”, afirmou em assembléia com os acampados, hoje (4), as 17 horas.
Os coordenadores do acampamento estão desenvolvendo diversos contatos para buscar apoio político e solidariedade ao movimento, através de doação de alimentos, cobertores e roupas.
Contato com a coordenação do movimento: 9603-6074 / 8812-4675 / 9903-7816.

Nenhum comentário:

Postar um comentário